PDA

View Full Version : Problemas


fredsantos
09-21-2009, 02:27 PM
Boas, vamos la ver se pomos isto a funcionar.

Distros:


iATKOS.5i.10.5.5
iDeneb_v1.5.1_10.5.7
Leo4Allv3


Specs:


Intel Pentium Dual Core T3400 @2.16GHz (MMX, SSE, SSE2, SSE3, SSSE3, EM64T)
4 Gb RAM DDR2
Nvidia GeForce G 1005M (512Mb Dedicada)
file:///C:/Users/Fred/AppData/Local/Temp/moz-screenshot.pngfile:///C:/Users/Fred/AppData/Local/Temp/moz-screenshot-1.pngRealteck high definition audio
Realtek RTL8187b wireless 802.11b/g
SIS191 Ethernet
320 Gb Disco


Problemas:


Consegui instalar, mas não arranca, só aparece a maçã cinzenta
Arranca pelo cd mas não passa daquele ecrã preto com muitas letras brancas
Ao instalar empanca sempre passado 5 minutos após o inicio da instalação


Ajudem-me a experimentar este SO. Desde já agradeço

Fred Santos

monsieur.d
09-21-2009, 03:29 PM
Fred,

Dá um boot com a opção -v


-v


e posta aqui as últimas linhas que aparecem ou uma foto da tela durante o boot.

Gurruwiwi
09-21-2009, 08:22 PM
Fred, comecemos frescos, é melhor. Convem manter um "diario de bordo" da instalação, pois assim torna-se mais facil "diagnosticar" os casos.

Primeiro, usa o iDeneb, pois alem de ser OSX 10.5.7, o proprio instalador estará mais completo. Não é regra de ouro, mas iDeneb é aposta segura para o teu pc.

Como fizeste para queimar o CD? arranjaste o ISO do iDeneb e queimaste suponho, mas é importante gravar num DVD à minima velocidade possível. (preferencia -R para garantir mais compatibilidade, eu uso +R por acaso, mas o meu leitor é muito recente). Grava com mais força, e a lentidão garante menos erros. Já só uso OSX há quase dois anos, lembro-me que o Nero não éra indicado para a tarefa, não sei se isso ainda se mantém. O programa Alcohol vem-me à cabeça mas há outros.

Em seguida, ter o disco duro principal preparado, como master, e sem partições ou outros sistemas operativos. É perfeitamente possível ter dual ou triple boot, mas há imensas ratoeiras, é preciso primeiro aprender a instalar solidamente. Portanto, um disco pronto a ser formatado de raiz.

Na BIOS, verificar que os discos estão em SATA e não IDE.

Um vez queimado o DVD, coloca-lo e arranca-lo. Uma vez que aparece o instalador, na barra superior de menu, procurar por Disk Utility. Selecciona o disco, e clicka no tab de Partition. Selecciona 1 partição, e em baixo no botão de Options verificar que está escolhido o GUID partition table. Fromatação do tipo HFS+Journalled, e dar o nome ao disco. Por fim, "Apply".

Quando acabar, menu superior e "quit".

Isto traz-nos de volta ao processo de instalação. Escolhe o disco que formataste, e está atento a um botão que se chama "Customize".

É aqui que estão as modificações, neste caso, da equipa iDeneb. Agora, dependendo do teu sistema, ha um série de opções que terás que seleccionar para compatibilizar o teu sistema ao OSX. Aqui é preciso ir com mais calma, vou procurar informação sobre ideneb para ti, mas não deverá ser dificil conseguir fazer boot ao sistema e criar uma conta de utilizador.

Depois a gráfica, audio, wireless, etc, vamos ver o que acontece.

fredsantos
09-22-2009, 12:29 PM
ok vê-me essas configurações das drivers. é que eu acho que o problema está ai.

logo à noite eu posto as imagens dos problemas da instalação. aqui no trabalho não me deixa fazer upload, está bloqueado. xD

Gurruwiwi
09-22-2009, 01:35 PM
Ok, vou dar uma espreitadela por aí...

fredsantos
09-22-2009, 03:56 PM
boa tarde. estes são os meu problemas:



na instalação do ideneb aparece isto

http://img411.imageshack.us/img411/7162/ideneb.jpg

http://img2.imageshack.us/img2/8127/ideneb2.jpg



na instalação do iatkos

http://img504.imageshack.us/img504/8536/iatkos2.jpg

http://img7.imageshack.us/img7/5526/iatkos.jpg



na instalação do leo4allv3 aparece isto e empanca, não anda, nem o touchpad

http://img508.imageshack.us/img508/1438/leo4all2.jpg

Obrigado pela ajuda

Gurruwiwi
09-22-2009, 11:33 PM
Ufa... assim é mais difícil. Logo à partida vejo que escolheste o kernel voodoo no ideneb. Tenta sem kernels modificados, isto é, manter o kernel "vanilla" (termo para "de origem" da apple, sem modificações). Estes kernels voodoo 9.5.0 ou 9.6 são modificados para AMD e intel sem algumas instruções necessárias.

Vamos concentrar-nos com iAtkos que conheço melhor.

Experimenta customiar apenas com isto

iAtkos essential system
Bootlader - Chameleon 2
x86 Patches -> Extra, DSDT, Decrypter (Apple Decrypt), AppleSMBIOS by Netkas, ACPI x86 ACPI, Disabler

Drivers - system - Sata - AHCI (verifica antes na BIOS se o sistema está como AHCI e não IDE)

Apple PS/2

De resto, mais nada para já

Não te esqueças para formatar em HFS+J, GUID, apenas 1 partição.

Ah, e verifica se em USB não estará em modo "legacy".. nem todas as BIOS tem esta opção, verifica bem em todos os submenus. Tens aí algum conflito nos USB. Se tiveres periféricos ligados, desliga-os a todos, desde cartões SD and impressoras, a camaras... USB apenas rato ou teclado.

Gurruwiwi
09-22-2009, 11:45 PM
Ah! Outra coisa, além do que disse, arranca o instalador com "-v -x -f"

fredsantos
09-23-2009, 10:43 AM
mas o iatkos nem chega a arrancar, olha vê as imagens.

Diz sp still waiting for root device.

fredsantos
09-23-2009, 12:03 PM
Não dá mesmo para instalar em dual boot com o win7? é que eu não queria perder os meus dados todos. é que ainda por cima o meu pc tem por baixo, na slot do disco uns selos que dizem que se for danificado e retirado que perco a garantia. se não fosse isso eu trocava o disco do portatil.

Gurruwiwi
09-23-2009, 01:07 PM
Fred, dar dá. Mas aviso-te já que um passo me falso e podes perder TUDO do lado do windows! Não arrisques mais, até porque, a ser bem sucedido, vais MESMO quebrar o arranque do Windows, tendo que ir por linha de comandos re-activar a partição, quebrando assim OSX, tendo que re-activar a partição, e so depois ter os dois sistemas a funcionar.

Até lá, é um berbicacho tal, que desaconselho vivamente!


E estes comandos de boot "-v -x -f" são mesmo para arrancares o instalador, e nao o sistema operativo já no disco.

-x é estilo "safe mode"

-f é para fazer o "rebuild de caches"

-v é verbose.

Como tens o Windows 7 instalado, o disco está preparado em MBR, pelo que nunca vais conseguir instalar OSX, e so vai dar erros.

Se fosse a ti, fazia imediatamente backup de todos os dados sensíveis, comprava um disco novo e tentava fresco. Nunca ouvi de uma garantia quebrada por se trocar de disco, se sim, verifica primeiro. Liga ao vendedor e pergunta como é, que precisas de mais espaço em disco, e verás que diz que não ha problema.

Instalar OSX é muito muito sensível, mas uma vez instalado é um ferrari. Mas tens de jogar "pelas regras" até as conheceres tão bem, que as podes quebrar, ergo, dual boot.

Para teres uma ideia do que é uma instalação facil demais (pois eu fiz a papinha toda e o trabalho sujo), da uma espreitadela aos meus tutoriais (ingles)... parece um pesadelo, mas são super super simples.

Tens de começar com um disco virgem, 1 partição apenas NO TOTAL, GUID (e nao MBR), HFS+Journalled ... e arrancar o instalador com "-v -x -f"

Se não passas disto, não ha nada a fazer.

Gurruwiwi
09-23-2009, 01:12 PM
Outra ideia é clonar o teu Windows 7 para um disco exterior. Ou melhor, instalar um novo e copiar a informação para lá. Se tiveres portas e-sata, como eu, então a velocidade do disco externo é igual ao interno, pelo que pode correr TUDO igualzinho como se o disco estizesse dentro.

Por USB, o windows também arranca, mas a velocidade de transferencia é bem menor, pelo que nao dará, por exemplo, para trabalhar em Photoshop, mas um Word ou Excel, ouvir music ou ate ver um filme, é tranquilo.

Uma vez que sentes confiança que ficou tudo direito "cá fora", então ai já podes formatar o disco interno sem o substituir.

Agora, ter um selo a cobrir a tampa do disco duro... isso é muito inicio de anos 90 !! Ja no vejo disso ha muito muito tempo...

Gurruwiwi
09-23-2009, 01:20 PM
Outra coisa. Tenta criar uma pen USB de arranque iAtkos em vez de CD/DVD. Tava aqui a matutar, e já nao me lembro como se interrompe o CD antes de ele arrancar.

Na imagem que tiraste, ele já arrancou! Eu digo para colocar esses comandos ANTES do DVD começar a rodar e carregar o sistema. Estou tao habituado a USB e Chameleon como bootloader, que ja nem me lembrava disso...

Esta dor de cabeça é comum, ja tive na tua posição, a sentir-me impotente a a "brincar com fogo" - é tranquilo, não podes é ter "pressa" a mais em conseguir acabar isto.

fredsantos
09-23-2009, 05:48 PM
pois, vou perguntar se perco mesmo a garantia. senão vou ter que fazer uma imagem. ja mandei mail. vou esperar pela resposta.

mas com as configurações que disseste consegui instalar até ao fim. mas depois ao iniciar so arranca pelo seven. já fiz aquilo do cmd que tens no tutorial mas ele diz que o tipo da partição não é valida ou qualquer coisa parecida. ja não me lembro. não consigo agora arrancar pelo mac.

se eu instalar o ubuntu agora e ficar com o bootloader do ubuntu será que não aparece no bootloader?

Gurruwiwi
09-24-2009, 04:15 PM
Boa pergunta, não sei mesmo. Mas a questão aqui é mesmo a formatação do boot. Em windows, é MBR (master boot record), em OSX é GUID.

É possivel conseguir o que queres, mas infelizmente OSX não joga nada bem com MBR. O melhor é mesmo o contrario, formatar em GUID, os dois sistemas, e depois ter o Chameleon a apontar para o Seven. O contrario também é possivel, mas não podes usar o bootloader do Windows, creio que com EasyBCD, programa windows que manipula o bootloader.

Agora, há outras questões também. Uma coisa é já dominares a instalação e compreenderes bem o esquema da coisa, então sob MBR comsegues um OSX estável, mas até lá também é de evitar pois arrancar em MBR pode por sí gerar nova gama de KP's.

Não há nada como tentar, mas perde o amor ao que tens no disco! (ou seja, back-up!!)

E se algum sistema operativo deixar de dar, com erro ou sem... NAO significa necessáriamente que a instalação ou informação tenha ido à vida.

http://www.hackint0sh.org/f184/65668.htm
http://neosmart.net/blog/2006/easybcd-15-multidual-boot-vista-linux-mac-os-x-bsd/

Hawk
09-24-2009, 11:11 PM
Também gostaria de fazer o mesmo que o o Sr. Fred, o portátil é o mesmo e tenho o se7en instalado, no entanto num tenho problema nenhum em ter de ficar sem ele, só num queria perder a segunda partição num sei se isso é possível... o Portátil é o mesmo, e tenho aqui uma distro que diz, "iPC_OSx86_Leopard_10_5_6_Intel_AMD_SSE2_SSE3" penso que funcione...

fredsantos
09-25-2009, 10:58 AM
temos progressos. lol

já consegui chegar ao final da instalação, só que não dava para arrancar pelo leopard, fiz aquilo do dual boot com o easy bcd e ja consegui arrancar pelo leopard, apareceu o chameleon bootloader, então ai arranquei pelo mac. E ai é que vieram os problemas.

Fiz 2 instalações. Na primeira apareceu isto:

http://img32.imageshack.us/img32/6713/imagem0171.jpg



Aparece sempre isto quando arranco pelo leopard.

Na 2a instalação apareceu-me isto:

http://img16.imageshack.us/img16/1763/imagem0172.jpg


http://img9.imageshack.us/img9/2239/imagem0175.jpg



E pronto, não dá para arrancar, eu já todo contente que ia conseguir e sai-m isto. xD

ah, Hawk, eu se conseguir no fim faço um tutorial para ajudar o povo.

fredsantos
09-25-2009, 04:39 PM
boas, hoje tive progressos, já consegui entrar no desktop do leopard. parecia tudo direitinho, não reparei é nalgumas drivers de dispositivos, mas isso é o menos.

o problema é que reiniciei e ele deu outra vez aquela imagem a pedir para fazer reboot.
eu tenho quase a certeza que é os controladores sata, mas a minha bios é muito estranha.
diz lá:
Installed O/S: -Other
-WinXP
-Vista(e ao seleccionar este aparece mais uma opção)
SATA Mode Selection:
-AHCI
-IDE

Alguem sabe como por isto direito?

fredsantos
09-25-2009, 05:32 PM
em qualquer modo que ponha os controladores sata, aparece sempre a msg que devo reiniciar a maquina.

"You need to restart your computer. Hold down the power button for several seconds or press the Restart button."

pensei que era desta, mas... continuo na mesma.

Agradecia ajuda

Obrigado

Hawk
09-25-2009, 09:27 PM
Ok, sendo assim, espero progressos, também gostaria de instalar... eu gravei a imagem num dvd e no inicio parecia tudo correcto depois pareceu-me que a drive deixou de ler o dvd.... bem vou lendo algumas coisas para ver se consigo....

fredsantos
09-25-2009, 10:57 PM
olha procura por ideneb ou iatkos. não essas distros. mas deu algum erro? explica o que aconteceu, pode ser que eu saiba.

fredsantos
09-26-2009, 11:07 PM
boas noticias, finalmente consegui fazer dual boot com o seven e leopard. mas cada vez que queira mudar o SO tenho que ir à bios e mudar o controlador sata, AHCI para leopard e IDE para seven.

o problema é que instalei o mac os x com poucos patches. acho que só pus mesmo o chameleon v2 e o essencial patch. mas agora não dá usb, ethernet, wireless, audio, card reader. eu ouvi falar ai de um combo update. é isso que tenho que fazer para ter tudo a funcionar? podiam-me explicar o que tenho de fazer sff? vou pesquisar tb.

Obrigado

Gurruwiwi
09-27-2009, 02:46 AM
Boa Fred!

Sim, é relativamente facil. Metes o DVD de instalação e tiras TUDO, e apenas escolhes os kexts que pretendes instalar, como usb e audio, wifi etc etc... mas aqui é que está a questão. Se seleccionaer mal o AHCI ou grafica, por provocar um KP irrecuperável (excepto pa "cromos" da consola). Ou então, manualmente, um a um, que é como aconselho, pesquizando a tua board, componente a componente.

Encontras um kext, e colocas em System/Library/Extensions. Depois é preciso reparar as permissões, disk utilities, reboot. Caso corra mal, usando outro Mac ou PC com programa MacDrive para aceder ao disco, remove-se o kext e entra-se de novo no Leopard.

Mas, pelos teus specs, acho bem provavel que fique impecavel com as opções do iAtkos, tem também drivers recentes para a tua nVidia, mas vais precisar de strings primeiro, ou então o teu DSDT correu mesmo bem na instalação, o que é mesmo raro. deixa isto para depois,

AHCI, usb, voodoo audio, teclado funciona? E rato? senão, voodoo PS2, nao tenho experiencia com wireless realtek mas acho que tem lá esse kext genérico, tenta à vontade este. Video deixa para depois. Ethernet, creio tambem ter SIS, senão é andar à caça pelos forums.

fredsantos
09-27-2009, 10:53 AM
não percebi.

ou seja, tenho de instalar outra vez o leopard todo? não dá para instalar só mesmo o que quero?

fredsantos
09-27-2009, 11:05 AM
ah, e a lingua pt tb queria instalar.

agradecia ajuda.

Gurruwiwi
09-27-2009, 01:38 PM
Não fred, ja tens o sistema instalado! mas nao optimizado para o teu hardware.

Por exemplo, queres arranjar o audio. É só meter o iAtkos, deseleccionar tudo, ou seja, NAO vais re-instalar nada, e escolher APENAS VoodooHDA, e fazer reboot e testar.

Se não der, então terás de procurar caminhos/kexts alternativos e instalar manualmente

fredsantos
09-27-2009, 07:19 PM
pois, mas quando eu ponho o dvd só aparece la umas pastas e o instalador que pede para reiniciar o pc para começar a instalação. não tou a perceber com tenho que fazer.

fredsantos
09-28-2009, 11:44 AM
boas, já percebi é arrancar pelo dvd e instalar só o patch que quero, mas eu fiz isso para a placa wireless e quando reiniciei não deu em nada acho eu. não sei como fazer. :(

Gurruwiwi
09-29-2009, 05:39 PM
Pois, sobre o wireless, ou qualquer outro componente, é mesmo assim, pode não dár, e teres de "caçar" um kext apropriado para a tua Realtek. Os drivers dos iAtkos podem não ser exactamente os do teu modelo. É absolutamete normal isto acontecer, estas distribuição são longe de ser uma solução perfeita para todo o hardware que existe.

Antes de mais tens de confirmar se é ou não compativel, pois existem dezenas de modelos de cada marca. Em relação ao wireless, aconselho vivamente a investir uns euritos numa Broadcom 1490 ou 1390 porque são nativas a OSX.

fredsantos
09-29-2009, 07:04 PM
hmm. tou a ver. vou pesquisar, só queria mesmo o do wireless e audio. o resto dispensava, não é mt importante, usb tb já pus a dar. já le pens e discos externos. pelo menos o wireless, o audio claro que era bom, mas se nao der tb nao faz mal.

Vou pesquisar, se alguem quiser ajudar fica aqui as minhas specs:

wireless: Realtek RTL8187B Wireless 802.11bg
audio: High definition audio (RealTek ALC662)
ethernet: SiS191 Ethernet Controller (dispenso, mas se não arranjar wireless convinha este)

Obrigado desde já :rolleyes:

fredsantos
10-01-2009, 07:00 PM
boas,

tenho boas noticias, ja consegui por tudo direitinho.

depois faxo um tutorial.

obrigado pela ajuda

Gurruwiwi
10-02-2009, 02:08 AM
Depois elaboro sobre o resto, mas o teu audio devia dar bastante bem com voodooHDA.kext... com sorte até com "mic in" e tudo, nao entendo...

Hmmm,,, ja reparaste as permisçoes com o disk utilities? tem de ser sempre que instalas um kexts manualmente em System/Library/Extension ou em Extra/Extension.

Verifica se nao tens la o voodooHDA.kext. Se nao, procura que é facil de encontrar na net, verifica que é para Leopard e nao Snow Leopard, mete em S/L/E, repara permissões e reboot.

Bem, isto é mesmo assim, depois deste processo, instalar qualquer OSX torna bastante facil.

fredsantos
10-02-2009, 11:51 AM
obrigado Gurruwiwi,
já não é preciso pesquisares mais nada, já instalei o audio e o wireless.

depois digo como consegui, durante a semana não tenho tempo por causa das aulas, trabalho e namorada mas este fim de semana faço um tuto para toda a gente que tenho um insys gameforce como eu.

o leopard corre bem com boa fluencia. e o que achei é que não é dificil instalar, só é preciso é perceber como se faz e saber alguns truquezinhos que resolvem tudo.estou muito contente.

Só teho 2 problemas que não são muito importantes, mas já agora pode ser que alguem saiba.

O primeiro é a lingua, é uma mistura de ingles e portugues, é normal? não da para por o SO todo em pt-pt? mas não ha problema que eu domino bem o ingles, era só para personalizar melor o leopard.

O outro problema é o wireless. eu nao me ligo a redes pelo airport, é pelo programa da realtek, mas acho que o programa detecta tudo, só que como estou aqui na uni e esta rede é dificil de configurar ainda nao cnsegui ligar a nenhuma. é a eduroam. se alguem tiver algumas dicas que xute. xD

Gurruwiwi
10-02-2009, 06:53 PM
Na minha também é isso eurodam ou la o que é.. mas não faço a menor ideia o que isso seja.

No entanto, sou perito em abrir redes wifi comerciais (Zon netgear, thomson etc. hehehe) ssshhh!!

Boa cena! Parabens! fico feliz. É mesmo assim, não é o fim do mundo, mas a navegar por aguas não cartografadas faz confusão a qq um!

Eventualmente, ha wireless que acordam no sistema, mas tem problemas com WEP2 , for instance. Como sempre, melhor é procurar, testar varias redes etc.

Em relação à lingua, não sei mesmo, sorry. apenas devia ter uma...

fredsantos
10-02-2009, 11:12 PM
se eu fizer o software update estrago alguma coisa?

fredsantos
10-02-2009, 11:54 PM
outra coisa, eu tenho win7 e leopard em dualboot, mas sempre que quiser trocar de SO tenho que ir à bios e mudar a configuração sata de ide para ahci, ou vice-versa, isto tem de ser mesmo assim ou há alguma coisa que possa mudar?

Gurruwiwi
10-03-2009, 09:12 PM
Depende, system update de programas (itunes, firefox, photoshop, etc) à partida não ha problema. Se for alguma manutençao de sistema ou update para nova versão, pode estragar a instalaçao.

Regra de ouro, se nao está estragado, não tentar arranjar. Por exemplo, ideneb lançou um combo update do 10.5.8, que também funciona com iAtkos etc. Ai sim, podes avançar. Regra de platina, backups antes de tentar algo novo.

Em relação à bios, sata e ide, creio que sim, algum kext que faça essa gestão, tipo, nao tenho a certeza, mas legacyAHCI ou algo similar

ronaldolcc
07-07-2012, 01:35 AM
iae galera da para mim ajudar?
Estou com um problema.
Quando coloco o DVD do iDeneb fica um simbolo de bloqueio em cima da Maçã, e n sai disso.
O que eu faço?